quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A gotinha de água




Uma gotinha de água chorava triste, deitada sobre uma folha de camélia num lindo jardim. Pensava… – que só me sinto aqui. Não tenho amigos para brincar.
E começou a chorar. A folha de camélia ouvindo os gemidos sussurrou-lhe:
- Porque choras gota de água?
- Estou triste…sou uma insignificante que não tem amigos. Daqui a pouco vem o sol e evapora-me e depois nunca mais ninguém me vê. Não valho nada e ninguém gosta de mim…
- Está enganada gotinha de água. Pensa bem, se não fosses tu eu estaria murcha e morreria. Sou uma simples folha de camélia. Preciso muito de água e sol.

A gotinha de água pensou, reflectiu e achou que a sua companheira folha de camélia tinha razão. Se calhar ela fazia falta aos outros seres que viviam perto dela. Que pateta que tinha sido ao pensar assim. Como é que pudera concluir que vivia isolada dos outros e ninguém era amiga dela.
E a folha de camélia prosseguiu:
- Imagina estas árvores sem ti. Achas que elas poderiam existir se tu não as alimentasses?
- Pois…tens razão…
- Todas as criaturas da Terra necessitam de água…até os Homens!
- Homens!? Quem são? – Perguntou a gota de água incrédula.
- São seres que nem sempre respeitam as tuas irmãs gotas de água…
- Como?...Não entendo!
- Eles sujam, poluem, destroem e matam…
- Mas porquê?
Porque colocam outros valores acima do respeito pela natureza, sim porque tu fazes parte da natureza!
- Tenho medo desses Homens de que falas!...São incongruentes pois matam o que mais necessitam para viver…
- Talvez se lhe falares ao coração e ao seu lado sensato, eles finalmente entendam que não é o consumismo desenfreado que traz mais felicidade e harmonia. – Acrescentou a folha de camélia.
- O que é o consumismo desenfreado? - Questionou inocente a gota de água.
- É gastar os bens que temos e um dia o planeta Terra que habitamos, já não terá mais nada para nos dar…
- Continuo triste, folha de camélia. Descubro que tenho amigos que precisam de mim e também uma criatura estranha que parece querer destruir tudo o que a natureza amiga dá.

De repente uma nuvem aproximou-se, pegou na débil gotinha de água e transportou-a para longe.
- Para onde me levas? – Perguntou a gotinha.
- Confia em mim. Também sou tua amiga. Ouvi-te dizer que estavas triste. Vou-te levar para junto das tuas amigas que são semelhantes a ti. Junto delas vais-te sentir protegida e forte.

A gotinha de água avistou ao longe uma gota enorme. Era um lago onde nadavam patinhos e havia peixinhos dançarinos.

E a gotinha de água entendeu que fazia parte de um conjunto de seres que estavam juntos e eram inseparáveis. A gotinha de água pensou. – Afinal não estou só. Tenho é de convencer o ser humano a respeitar-me…mas será que eu vou ter sucesso e ele vai conseguir mudar as suas acções e melhorar em lugar de piorar o mundo!?...
Plano de discussão:
- Porque é que a gotinha de água estava triste? - As plantas precisam de água? - A folha de camélia precisava de água?
- A camélia não queria ter mais folhas? - O sol esconde-se sempre atrás da nuvem? - As nuvens fazem sempre chover?
- Todos precisamos de água? - Os seres vivos também precisam de água? - Porque é que precisamos de água?
- Os homens desperdiçam a água? - A gotinha de água estava triste com as pessoas? - Porque é que os homens fumam e poluem o mar?
- Porque destroem a floresta? - Não poupamos água? - A gotinha de água tinha medo das pessoas? - Porque é que os homens maus matam os peixes?
- Porque é que o mar tem lixo? - A gota de água não gosta das pessoas? - As pessoas atiram lixo para o chão? - Os homens não respeitam a natureza? - Os homens portam-se mal e destroem as coisas? - Porque é que os homens deitam cigarros para as plantas?
A comunidade de investigação B.E.

Sem comentários:

Enviar um comentário