domingo, 11 de outubro de 2015

A árvore Camila


Havia no alto da serra uma árvore diferente de todas as outras. Chamava-se Camila. Os pinheiros que a rodeavam gozavam com ela porque quando chegava o Outono, as folhas ficavam amarelas e iam caindo no chão formando um tapete fofo, estaladiço e de cores quentes.
Ela triste dizia aos seus companheiros:
- Não entendo porque brincam comigo e me chamam nomes. Dizem que fico sem roupa e só se vê o meu esqueleto. Fico só com os troncos.
- Pois é. – Dizia o pinheiro Elias – Na Primavera estavas tão gira com flores brancas em todos os ramos e no Verão divertimo-nos muito quando uns meninos vieram colocar um balouço nos nossos braços e passaram o dia a balouçar-se.
- Foi divertido sim. – Respondeu a Camila. – E quando as meninas enfeitaram o cabelo com as minhas flores também gostei.
- Tu és diferente mas não deixas de ser muito bonita. Olha eu, pareço que nem tenho flores e as minhas folhas são estes picos. Costumam cortar-me quando chega a época de Natal para os humanos terem uma árvore a sério nesta época para enfeitarem as suas casas. Não gosto nada disso!
- Ainda não percebi muito bem porque as minhas folhas caem e fico despida e as tuas folhas permanecem durante todo o ano!
- Olha, tem a ver com a nossa natureza. Eu sou de folha persistente e tu és de folha caduca!
- O que quer dizer persistente?
- Quer dizer que tenho folhas durante todo o ano, mas tu não!
- E isso é mau?- perguntou a Camila.
- Não é mau. É só diferente! Não deixes que gozem contigo só por seres diferente!
- Eu sei… mas fico muito triste quando os outros pinheiros dizem coisas sobre mim, que sou fraca e estou a morrer.
- Nada disso! Tu estás apenas a armazenar energia durante o inverno para quando chegar a Primavera poderes ter essas flores brancas e lindas que tu tens! Até és uma árvore muito alegre nessa ocasião em que floresces em todos os ramos. Nós os pinheiros nunca mudamos. Estamos sempre iguais. Mas tu transformas-te conforme as estações do ano.
-Entendo. Agora é Outono e fico assim. O vento aparece agita-me os ramos e as minhas folhas amarelas tombam na terra. Estou triste. Tenho vontade de chorar.
- Não chores. – Responde o pinheiro Elias. – Sabes que os meninos costumam apanhar as tuas folhas do chão, secas e amarelecidas e fazem trabalhos muito bonitos nas escolas. Já os vi muito felizes e divertidos a apanhar as tuas folhas.
- Achas? Não sei… - Lamentou-se a Camila.
- Sim! Tu dás alegria e felicidade a muitas crianças, porque a cada estação tens sempre uma aparência nova. Com flores na Primavera, com folhas verdes no Verão, com folhas amarelas e castanhas no Outono e só com a elegância dos teus troncos no frio de Inverno. Parece que estás a dançar uma música especial e que ergues os teus braços ao céu. E as pessoas adoram!
- Percebo! Sermos diferentes não significa que sejamos maus. Temos apenas uma riqueza própria, singular, única!
- É mesmo! Por isso não te preocupes quando gozam contigo. Vão acabar por entender que a alegria partilhada está também na aceitação do que é diferente.
A Camila e o Elias ficaram bons amigos e continuaram as brincadeiras de se abanarem e brincarem com o vento, o que os divertia imenso.  


                                                      *********
Plano de trabalho:
    Definição de Filosofia – amigo do saber do conhecimento 

1.      Leitura da história
3.     Fazer perguntas sobre a história (assinalar os nomes das crianças que questionam)
4.     Dramatização das personagens

 .   Objetivos: Saber questionar, interrogar.
                                                                *********

Plano de discussão:

Porque é que as folhas do pinheiro não caem? (Beatriz Sousa)
Porque é que o pinheiro pica? (Caíque)
Porque razão as folhas da Camila caem? (Tiago)
A Camila ficou contente com os passarinhos? (Leonor)
Porque é que a Camila e o pinheiro Elias foram felizes? (João)
Porque é que a Camila ficou triste? (Diana)
Porque é que a Camila ficou sem roupa? (Caetano)
Podemos subir às árvores? (Gonçalo)
Porque é que as árvores foram amigas? Inês


Sem comentários:

Enviar um comentário